Communard

Políticas, economias e ideologias

Sobre a queda da Selic em choque com a poupança

leave a comment »

Ao invés do governo criar uma solução frágil e temporária para a contradição entre a taxa Selic em queda e a poupança, pois se a taxa real da Selic se tornar abaixo da taxa fixa de poupança vai inviabilizar maiores quedas da Selic, o governo poderia ter duas soluções mais consistentes.

A primeira seria indexar a poupança a um deságio de 1% da taxa Selic, assim a poupança atual se tornaria maior e evitaria a campanha terrorista da oposição contra a mudança, e por outro lado, a poupança estaria permanentemente preparada para as mudanças da Selic. Poder-se-ia alegar que isso provocaria pressão popular contra a queda da Selic, algo improvável já que a maior parte tem preocupações de consumo do que de rendimento. Com essa solução, a poupança seria uma espécie de versão mais “líquida”, portanto menos rendosa, a aplicação em títulos da dívida pública.

A segunda alternativa seria adicionar ao Imposto de Renda as aplicações financeiras, transformando essa cobrança uma mera expansão de um tributo já existente. Isso seria mais simples de operar e não precisaria nenhum esforço legislativo. A incidência cairia progressivamente sob todas as aplicações bancárias, já sendo descontado na fonte, como uma CPMF.

Qualquer outra mudança exigiria um forte pacto político com a oposição e aparentemente a oposição não está nem um pouco interessada em ajudar o país enquanto estiverem na oposição. O único interesse nacional que reconhecem é aqueles que lhe renderem votos. A patriotismo da oposição do PPS + DEM + PSDB é realmente comovente, é de chorar! Por essa razão, o governo tem de tomar uma corajosa iniciativa de comunicação para mostrar a sociedade que o empecilho a queda dos juros estaria na impostura da oposição em não querer resolver o impasse entre queda de juros e poupança, uma estratégia muito bem resolvida no governo Obama.

Anúncios

Written by ocommunard

11 de março de 2012 às 15:23

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: