Communard

Políticas, economias e ideologias

Golpe Kassab-Serra desmascarado, e agora PT?

leave a comment »

É incrível mas aconteceu. Lula caiu na ísca. Foi só o Kassab aparecer no congresso do PT que Serra decide ser candidato. Serra sabia que o Kassab era uma herança maldita, por isso conseguiu dissimular um rompimento entre ambos para tentar criar um álibe ao jogá-lo dentro do maior partido de oposição. O único trunfo do PT é Marta, não apenas pela sua popularidade, mas sobretudo, porque ela representa a ala que desde o começo afirmava que Serra seria candidato e de que não se devia se aproximar de Kassab.

Agora, a operação de demolição das prévias do PSDB se iniciam. Os grão-tucanos aecistas não se importam em enxotar os pré-candidatos, já que o Serra candidato a prefeito é a certeza de Aécio-2014. O próprio Alckmin, o único que poderia impor alguma resistência, é um dos mais eufóricos em atropelar as prévias tucanas e impor a candidatura do PSDB. A truculência serrista parece que não sairá barata, com a ameaça da militância tucana, se é que ela existe (veremos agora). E o PIG, mesmo miseravelmente enganado, vai permanecer na torcida.

O PT tem de recolher os cacos, punir os kassabistas, considerar a entrada de Marta (já que o cenário mudou), acabar com esse messianismo de Lula. Lula pode ser o maior líder, mas errou, errou estupidamente. Deu sobrevivida a um defunto político, que não agregaria nem popularidade, nem tempo de tv, e agora sabotou a única chance, desde a prefeitura de Marta, das forças progressistas na capital mais rica do país. O PT tem que apresentar a adesão de Kassab como uma atitude dele, não do PT, como de fato foi. Apresentar a sociedade que foi o Kassab que aderiu ao projeto petista, foi ele que foi ao congresso do partido, foi ele que quis se aliar, abrindo mão do velho projeto tucano que ele representa. E foi ele que rompeu. O PT permaneceu no seu projeto, não cedeu em nada seu programa. Só assim desmascará o álibe.

O PT tem que fazer um ação de peso diante das novas circunstâncias, o melhor fato político seria ir para as prévias, como uma de afastar a desastrosa articulação Kassab-Lula-Haddad e fazer um novo candidato emergir da militância, para fortalecer o partido e revigorá-lo. Caso contrário, o PT não irá apenas perder essa eleição, irá se enfraquecer politicamente, perderá militantes, bandeiras e votos. Essas novas prévias poderiam ser articuladas com todas as forças de esquerda, o que daria ao vencedor das prévias uma coligação maior do que o PT tem atualmente.

Do lado do tucanato a coisa não está menos feia, Serra pode ter criado alguma proteção contra a herança maldita de Kassab, mas apenas com relação ao PT, e não se livrou ainda daquele documento assinado em cartório que não cumpriu, que suplicava que se não cumprisse o mandato inteiro nunca mais votassem nele. E atropelar prévias não cairá bem para alguém conhecido como truculento.

O PT tem que explicitar essa característica, a mentira. Mostrar todas as vezes, e não foram poucas, que o Serra afirmou uma coisa e fez outra, com audio e vídeo, tendo esse fato do abandono da prefeitura como argumento base. João Santana não é um gênio, suas marquetagens só poucas vezes alcança o razoável, ele sempre dependeu muito mais do sentimento popular, dessa vez não terá, um João Santana é completamente insuficiente… se o PT continuar destruindo suas raízes, suas bandeiras e sua militância copiando práticas do decadente tucanato, já sabemos o resultado.

Anúncios

Written by ocommunard

17 de fevereiro de 2012 às 20:30

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: