Communard

Políticas, economias e ideologias

Brasil, uma oportunidade perdida…

leave a comment »

O Brasil continua sendo, apesar de tantos a avanços do atual governo trabalhista, a terra das oportunidades perdidas. No cenário atual aonde a UE e os EUA estão atados por sua crise, o Brasil, poderia aproveitar a ocasião para ganhar terreno na geopolítica mundial. Por exemplo, podia ter condicionado sua entrada no CS da ONU para oferecer a ajuda ao plano europeu de recuperação, como fez a China ao condicionar sua ajuda financeira à sua entrada na OMC.

Uma outra grande oportunidade continuamente perdida é a possibilidade colossal de uma aliança entre trabalhadores e capital produtivo para acumularem forças contra a hegemonia financeira que ainda hoje controla completamente o BC e submete o Brasil às maiores taxas de juros do mundo. As centrais sindicais muitas vezes tomaram a iniciativa, mas o governo permanece inerte e as entidades empresariais burramente perdem a oportunidade se atendo ao discurso financeiro anti-tributário. Eles deviam saber que carga tributária alta não prejudica o desenvolvimento, como prova países como Dinamarca, Suécia, Alemanha; mas taxa de juros alta é inevitavelmente recessivo. Esse é o maior desperdício político que temos hoje.

Uma aliança entre o capital tangível (capital industrial, agrário, comercial, etc) pautado em juros menores, desoneração da folha de trabalho ao empregador (que poderia ser compensada pelo alívio fiscal gerado pelos juros menores). Sobretudo, o governo de modo transparente poderia propor uma aliança trabalhista oferecendo um corte radical na carga tributária (30%), se caso as elites se comprometerem em apoiarem a re-estatização da Vale e estatização do Nióbio. Com isso, o governo poderia ter uma fonte de recursos que compensaria a perda de receita com o corte na carga tributária e toda a sociedade brasileira se beneficiaria ao tomar o controle público de recursos naturais que passariam a ser gerenciado a favor do desenvolvimento nacional e não apenas para a maximização dos lucros dos acionistas, fato que está reduzindo o país a condição de mero exportador de minério.

E minério é bem de capital, por mais caro que estejamos vendendo, ao vender minério estamos mantendo intacto o modelo colonial que nos reduzia a exportadores de materia-prima para as metrópoles. É apenas mais uma oportunidade perdida, infelizmente. O que nos resta é se contentar com o fato de que poderia ser muito pior, poderia ser o mais abjeto entreguismo tucano.

Anúncios

Written by ocommunard

2 de dezembro de 2011 às 22:17

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: