Communard

Políticas, economias e ideologias

Você é liberal! Em resposta a Rodrigo Constantino

leave a comment »

Rodrigo Constantino começa o artigo questionando se o ser liberal é de esquerda ou de direita, com isso afirmando a devoção de sua crença na democracia. O fato do neoliberalismo no mundo ter nascido no ninho da ditadura anticomunista mais sanguinária da América Latina, a de Pinochet, não lhe parece uma resposta. Tão pouco lhe parece uma resposta o fato de nosso liberal-mor Bob Fields (Roberto Campos) ter apoiado a ditadura. A história, os fatos, lhe parece detalhes dispensáveis.

Ele elenca fidedignamente todos os valores do liberalismo econômico: individualismo, propriedade privada, antiigualitarismo. O antiigualitarismo ele argumenta como algo inato a meritocracia, já que pessoas com habilidades diferentes necessariamente promoverá uma sociedade desigual (os mais competentes ganharão mais que os menos competentes).

Por má fé ou deformação intelectual, ele mistura a desigualdade salarial com a desigualdade social, nem o melhor profissional altamente gabaritado com MBA e pós-doutorado chegaria nem perto do que ganha o que certos acionista idiotas ou banqueiros estúpidos, por mais estúpido que um banqueiro possa se esforçar em ser.

Mesmo a desigualdade salarial não denota mérito, pois um professor exerce um trabalho muito mais méritos, porém, ganha bem menos que outros profissionais. E isso porque a profissão é uma mercadoria, sujeita a oferta, demanda e taxa interna de retorno, etc. Ele, como liberal, esquece sua microeconomia ao tentar defender a desigualdade como mérito em sua macroeconomia, a tendência a desigualdade no capitalismo é apenas a comprovação do caráter socialmente insustentável desse modelo.

Mas ele obviamente é a favor de um pequeno Estado que “melhore as oportunidades gerais”, até porque em plena crise euro-americana não há como pregar devoção absoluta ao mercado e contra o Estado. Como todo liberal em regimes democráticos, ele se diz defensor da democracia, apesar de não explicar como tantas ditaduras, sobretudo na América Latina, foram apoiadas por liberais, ou mesmo como os liberais nada falam contra a teocracia absolutista da Arábia Saudita.

Porém, caros leitores, há algo que define a relação típica de um liberal sobre a democracia, eles são contra a “ditadura da maioria” e defendem o que chamam de “contrapesos”. Na prática dos libero-econômicos significou que qualquer governo democraticamente eleito que apliquem um programa contrário ao liberalismo econômico, eles acusaram de ser populista (o termo propagandístico da tal ditadura da maioria).

Isto é, o recurso retórico contra a ditadura da maioria é apenas a licença poética para invariáveis vezes se tornarem antidemocratas (pró-ditadura) sempre que o sufrágio universal eleger um governo mais ou menos socialista, como no caso clássico da Venezuela de Chávez. A questão é que democracia é uma ditadura da maioria, em nenhuma hipótese poderia ser diferente, o único meio para que haja um regime aonde a maioria “não dite” os rumos do país é impondo uma ditadura da minoria.

Sim, caro liberal, você é um Rodrigo Constantino. E tudo que nós queremos é que seus ideais sejam um pouco mais respeitados e aplicados na pátria do capitalismo, EUA, mesmo por aqueles que se definem conservadores, pois seria um alívio ao mundo quando os EUA adotarem o Estado Mínimo que eles tanto pregam ao mundo através de vendidos e/ou alienados como você.

Você é Liberal? Porquê então não defende isso!? Segundo um de seus prestigiados companheiros neoliberais afirma exatamente isso que estou lhe indagando, e mais, conclui que “todo estado mínimo acaba provocando um estado máximo”, colocando os EUA e o Reino Unido como exemplos que comprovam essa afirmação.

referências
http://www.imil.org.br/destaque/voce-e-liberal/ (Rodrigo Constantino)
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=291  (o liberal que o Rodrigo Constantino jamais conseguirá ser)

Anúncios

Written by ocommunard

30 de novembro de 2011 às 15:26

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: