Communard

Políticas, economias e ideologias

A Intentona Bairrista de Sérgio Cabral

leave a comment »

Alvares Cabral descobriu o Brasil, Sergio Cabral irá descobrir em breve. Em sua intentona bairrista, montada a assédio e pressão, além de um ponto facultativo de servidores públicos para dar um jeitinho na ‘grande marchinha’, realmente é o cúmulo do que o enviesamento político do bairrismo pode chegar. O que quer Sérgio Cabral? Que as riquezas inauditas do pré-sal seja privilégio dele? Não, ele quer mais do que isso, ele quer que os representantes políticos de todos os outros estados-membros brasileiros abram mão do pré-sal em benefício dele.

Para conseguir esse feito, está ameaçando o planeta com a sua marcha de servidores públicos assediados, ameaçados, sobre um preceito tão arrivista que chega a constranger ao próprio Sérgio Cabral em suas falas obtusas, porque simplesmente significa o mais mimado arrivismo.

Tudo bem, considerando que os representantes das outras dezenas de estados estão pouco interessados no que o eleitorado carioca está pensando ou pelo que marchando, o que restará ao Sérgio Cabral quando o princípio republicano do interesse comum vingar no parlamento? Isto é, quando os representantes representarem os interesses de seus representados: partilhar a riqueza com toda a nação. Irá entrar em guerra com o resto do país? Improvável. Ou simplesmente irá se desmembrar de federação, o que fará ele perder todos os recursos, já que a Petrobras é uma empresa brasileira, de uma federação que então não mais faria parte o novo país sergio-cabralino.

Reza lenda e os historiadores de que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, o outro Cabral, governador do Rio de Janeiro, que apesar de suas qualidades em ter feito um governo com razoável consciência social e centro-esquerdista, parece não enxergar além do Corcovado. Cabral poderia usar um pouco de matemática elementar em um parlamento de uma república federativa, se não estivesse enebriado por sua empáfia. Quem sabe um dia ele descubra o Brasil, ou talvez descobrirá em breve da pior forma possível, aí entrará em seu currículo não só essa grande derrota, mas essa grande vergonha.

O Rio de Janeiro sempre se destacou por ser a vitória da brasilidade, aonde a confluência de migrações de todas regiões do Brasil não caiu na guetização. Foi um Estado que elegeu o grande Brizola após sua volta ao exílio, sempre um estado destacado, muitas vezes, por seu progressismo. Ultimamente sofreu alguns revezes com garotinhos e maias, mas soube se livrar deles. Sérgio Cabral parece sofrer uma recaída garotiniana, mas o Brasil espera sempre mais do Rio, e realmente espero mais do Rio de Janeiro do que uma intentona bairrista, o que simplesmente espero é que seguirá nos dando orgulho de sermos brasileiros.

Anúncios

Written by ocommunard

11 de novembro de 2011 às 21:44

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: