Communard

Políticas, economias e ideologias

BRICS ajudando a UE!? Subserviência ou ingenuidade?

leave a comment »

Porque os BRICs, que tem graves desafios sociais ainda a superar, gastariam seu mirrado dinheiro para, como estão dizendo, ‘salvar a Europa’? O calculo é que o impacto em cadeia sobre a economia internacional terminará por atingir os próprios BRICs, assim, tal custo seria de fato mais barato. O elo fraco do argumento é esclarecer porque com agravamento da crise euro-americana os investidores sairiam dos BRICS – que estão em melhores condições – justamente para voltar a esses países em crise.

Fica claro que os BRICs buscam ou uma ‘ironia moral’ de um servo financiando seu senhor, ou talvez tomar algumas posições geopolíticas nesse fato. Se for essa segunda hipótese, não entendo como eles teriam alguma vantagem geopolítica fortalecendo aqueles cujo buscam tomar espaço. A história prova como os EUA e a Europa agiram em situações semelhantes, não foi a solidariedade aos países em crise que os fizeram potência, mas a busca para assumir posições.

Não é contrária a solidariedade internacional, um valor absoluto das esquerdas, pois sermos altruístas com povos historicamente oprimidos, miseráveis ou dependentes é algo generoso (como o governo Lula fez com a África e América Latina), agora, sermos altruístas com estados historicamente opressores, ricos e imperialistas é algo cuja estupidez assume o caráter legitimador. A UE escolheu o neoliberalismo, mesmo seus partidos socialistas se submeteram ao pensamento único, só sofrendo as consequências poderão se mobilizar por mudanças (como ocorrera na própria América Latina). Essa ação servirá apenas para alongar ainda mais a hegemonia neoliberal na Europa que tem grande influência sobre nossos ‘colonistas’ e ‘calunistas’.

Deixem a UE e EUA sangrar neo-livremente e aprenderão um pouco de dialética que deveriam ter aprendido com o atual ascenção das esquerdas latino-americanas. Não foi justamente o fracasso neoliberal que causou o avanço das esquerdas na América Latina? Agora, o Brasil quer salvar o neoliberalismo europeu?

Os BRICs detêm um poder geopolítico obviamente inexplorado cujo maior inimigo é seu superego euro-americano nas esquerdas e sua tropa terrorista gobeliana. Mesmo se o PIB dos BRICs caíssem -1% frente a uma queda euro-americana de- 7%, será que o cenário seria negativo para os BRICs? Não só não seria, como ainda fortaleceria a integração com outros países que não estão em recessão, como modo de oferecer uma alternativa a esses mercados em contração. Perdemos mais uma vez uma grande oportunidade histórica por pura falta de ousadia.

Anúncios

Written by ocommunard

14 de setembro de 2011 às 22:26

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: