Communard

Políticas, economias e ideologias

Lula visita mãe de Caetano: “Você não gosta de mim, mas sua mãe gosta”

leave a comment »

Quem não conhece a clássica música do Chico Buarque em que ele ironizava o sucesso que fazia com as filhas dos ditadores de plantão. Dizia a letra: “você na gosta de mim, mas sua filha gosta”. O caso do estranho ódio de Caetano Veloso contra o Lula me deu a oportunidade de fazer essa brincadeira, o artigo já valeria por ela.

O fato de Caetano ter engrossado o coro dos udenistas (que involuíram para nazi-udenistas com o ódio a nordestinos incentivado por serristas nas últimas eleições), já havia esgotado em mim toda a cota de choque e decepção possível. Mas a paráfrase me deu a oportunidade de voltar ao assunto. Como pode alguém tão inteligente, sensível e ‘antenado’ se associar ao que há de mais atrasado como a revista Veja.

Ao meu entender é medo, o puro e simples medo de ser vítima dos tantos linchamentos morais que tais mídias realizam contra os que não fazem parte de seu coro golpista. Como Caetano pode entrar na coro dos udenistas quando já havia sido tantas vezes vítima do pseudo-jornalismo da revista Veja, que ele tantas vezes criticara? O medo explica. Ele chegou a fazer campanha eleitoral para Mangabeira Unger, este passou a fazer parte do governo, tal como Gilberto Gil entre muitos outros amigos, colaboradores, familiares, etc. Se o governo Lula é algo tão dantesco como crê Caetano, porque vê com tanta naturalidade todos os seus mais próximos serem de apoiadores a participantes de tal governo? Qual a lógica? O medo explica.

Caetano é um gênio musical, mas já não é novidade que sua genialidade não vai além da letra e melodia, ele tropeça mentalmente, ele se arrasta. Essa constatação, que podemos ver eloquentemente no monótono documentário Coração Vagabundo, e seu pífio Cinema Falado, me deu a lucidez de poupar Caetano da crítica sobre sua incoerência e me poupar da frustração sobre seu treslocamento político. Quando ocorreu o ataque gratuito a sua irmã, Maria Bethânia, ele esperou diversos dias para manifestar apoio quando aqueles a quem ele destrata (esquerdistas, governistas, petistas, etc) a defendia contra a hipocrisia da midia udenista (por exemplo, o filho do colonista do Globo de Noblat, havia recebido pomposos recursos públicos para sua desconhecida banda, enquanto a mídia se escandalizava com o blog da ‘anônima’ Maria Bethânia).

Caetano tem um quê de Lobão, são faces da mesma moeda. Mas Lobão é udenista para aparecer, é um ‘jabá ideológico’ para ter visibilidade na grande mídia aparelhada pelo demotucanato, ele não tem nada para preservar porque sua ideologia é ser um rebelde com a única causa de tentar transformar o anti-burguês Nietzsche em um neoliberal (como parte do jabá), não há nada a ser cobrado dele parecido com ‘coerência’. Já Caetano, sim. A não ser que sua vida tenha sido uma tragédia acidental. Lobão é um cordeiro das gravadoras berrando sexo, drogas e rock in roll enlatado. Nada mais do que isso, e ele não finge, ele admite com orgulho. Já Caetano, em tese, não se satisfaz em fazer karaokê do rock dos anos 70. Ele de fato contribuiu para a evolução da nossa MPB, poderia estar ao lado daqueles que também foram lixados pelos udenistas de sua época, mas entraram para a imortalidade da nossa cultura com dignidade.

Até o dia em que Caetano finalmente recupere a aquela coragem, o Lula poderá cantar essa bela canção do amigo petista Chico Buarque ao Caê: você não gosta de mim, mas sua mãe gosta. Como diria Jorge Maravilha, prenhe de razão, mas vale entrar para a história com 87% de aprovação na mão, do que mídias undenistas sobrevoando.

Anúncios

Written by ocommunard

21 de julho de 2011 às 12:03

Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: