Communard

Políticas, economias e ideologias

Afeganistão, o cemitério de impérios

leave a comment »

Afeganistão ostenta uma maravilhosa marca mundial ao ter levado a bancarrota 3 impérios modernos além de ter levado a exaustão outros dois impérios antigos.

Na antiguidade o invencível império alexandrino alcançou seus limites nas terras montanhosas afegãs aonde teves suas maiores baixas e que levou seu exército a exigir o fim da campanha e o retorno a casa.

Alguns séculos depois o brutal império mongol encontrou uma parede de pedra que pôs termo a sua expansão militar avassaladora.

Mas nada se compara com o que viria a seguir na era moderna. O afeganistão foi o último ato do império britânico. Foi justamente em 1919, no Afeganistão, que o império britânico foi, em termos históricos, oficialmente abolido.

Tempos depois um outro império, que já havia vencido nada menos do que outras as maiores forças militares de toda história da Europa, o império napoleônico e o III reich nazista, teve sua última operação militar no Afegãnistão, o império soviético nunca havia conhecido uma derrota até então, poucos meses depois a URSS era extinta.

Agora quem enfrenta o montanhoso destino são a atualmente maior força militar do planeta, a auto-intitulada maior força bélica de toda a história. Relatos afirmam que não só não conseguiram progressos depois de tantos anos,   como ainda vêem as baixas aumentarem dia a dia, além da explosão dos gastos que agravam sua crise fiscal.

É claro que não há nenhuma lei da natureza que garanta que ocorra o mesmo, ainda que as condições são quase um perfeito play-back. Mas vendo as atuais condições do império americano, eles escaparão da ceifa afegã?

Anúncios

Written by ocommunard

22 de fevereiro de 2011 às 19:28

Publicado em Reflexão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: