Communard

Políticas, economias e ideologias

Desarmada, a revolução não derrubará Mubarak

leave a comment »

A cada dia que passa a mobilização aumenta, a cada novo morto ou ferido a ira se expande, o que antes era meramente uma reinvindicação para a saída de Mubarak, já exige agora a queda de todos os ministros e o vice, não quer mais ninguém ligado ao “regime”. Já exige que Mubarak saia do governo diretamente para o tribunal internacional de Haya. Já são mais de 300 mortos e milhares de feridos pela repressão da ditadura pró-americana do Egito.

O exército como sempre tem a sua cúpula completamente cooptada, mas os setores majoritarios do exército egípcio, que vai da soldadesca ao oficialato, é completamente favorável ao movimento. Assim, a cada dia a mobilização se radicaliza, a cada dia seu paficifismo vai esgotando a paciência. Para Mubarak sua aposta é justamente levar para a guerra civil e desta feita, derrotar pelas armas o que não pode derrotar pelos argumentos. Mubarak está nesse momento completamente nas mãos do exército, por isso indicou seu chefe militar para vice, não para transmitir a ele o cargo, mas para se manter no cargo.

Porém, a cada dia a divisão aumenta e a solução armada cativada por amplos setores do exército vai se reforçando. A insistência de Mubarak transformará uma revolução superficial, meramente uma instituição de eleições limpas, para uma solução mais radical que poderá ter desdobramentos maiores do que teve a revolução iraniana. O apoio permanente de Israel ao Mubarak busca justamente criar uma divisão clara com o Egito democrático e assim, legitimar um argumento para as futuras intervençoes imperialistas contra os movimentos democráticos nos países árabes. Mas os egípcios já deixaram claros que não cairão nessa armadilha, como prova as declarações dos próprios líderes da Irmandadade Muçulmana.

A cada dia a mais no poder, Mubarak cava um palmo a mais em sua cova.

Anúncios

Written by ocommunard

5 de fevereiro de 2011 às 14:26

Publicado em Reflexão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: