Communard

Políticas, economias e ideologias

Revista Veja e a lógica do absurdo

with 11 comments

Reinaldo Azevedo, um histriônico pseudo-jornalista da Veja que se intitula “Tio Rei”, culpou a imprensa de ser petista ao não culpar o PT pelas enchentes de São Paulo, apesar do PT não governar nem a capital nem o Estado. Ultimamente seus artigos correm sob um clamor desesperado para ressucitar a Santa Inquisição dentro das mídias do Instituto Millenium, restaurar o clima de terror e golpismo, apesar de que o saldo das campanhas histéricas deixaram como legado ao governo Lula a marca de governo mais popular da história. Mas ele não se intimida com isso, ele é um jornalista com um papel bem definido e é esse papel que ele quer manter juntamente com seu emprego.

Ele criou uma nova categoria: a chanchada jornalística. O artigo trata das calamitosas enchentes da capital de São Paulo que o incomodou por estar prejudicando politicamente a Kassab, isto, segundo ele, porque a imprensa não está fazendo malabarismos para proteger politicamente Kassab. Ele já inicia com a própria condenação de seu artigo: “não há meios de um administrador público aparecer bem quando há enchente”(Tio Rei), para logo em seguida realizar a tentaiva mais “jocosa” de desmintir essa obviedade.

Diz o Tio Rei: “Está em todos os sites noticiosos, tratada em tom jocoso, uma fala de Kassab atribuindo as enchentes de São Paulo ao excesso de chuvas”. Que tipo de ‘canalha’ é esse capaz de não levar a sério um prefeito de uma capital castigada por enchentes que se repetem anualmente sem nenhum conjunto de obras que as combata ou alivie, e sobretudo ridicularizar uma resposta tão ‘científica’ e ‘técnica’ como essa!

Mas para o Tio Rei da Veja não basta que a culpa das enchentes seja da chuva, elas tem de ser da chuva e do PT. E assim ele faz ao citar uma prefeitura petista: “Ou Guarulhos, a segunda maior cidade do estado, não merece o rigor que merece a capital?”.  Mas qual a responsabilidade da prefeitura de Guarulho pelas enchentes da cidade de São Paulo? Será mesmo tão difícil de entender como a capital mais rica, populosa e importante do país tenha mais destaque que Guarulhos? Ou será mais jocoso que a abordagem dos “sites noticiosos” alguém se supreender com o fato de que uma capital ter mais destaque que um município qualquer, sobretudo, quando essa capital é São Paulo?

O mais irônico de toda essa chanchada são as ilações de que jornais historicamente conservadores como Globo, Folha de S. Paulo e Estadão seriam pró-petistas. Será que estariam mais propícios a darem credibilidade a isso, os jornalistas tucanos ou seus leitores conservadores de tais jornais? Recentemente, a Folha de S. Paulo conseguiu judicialmente o fechamento da Falha de S. Paulo, cujo satiriza exatamente o modo como esse jornal distorce as notícias para atingir o PT e defender o PSDB. Ou talvez os petistas queriam homenagear a Globo por terem apoiado seus candidatos ao manifestarem na posse: “o povo não é bobo, abaixo a rede Globo”. Mas com certeza petista mesmo é o Estadão, que fez um editorial entitulado “Mal a evitar” cujo a agora presidenta só não é chamada de “santa”.

Mas  a realidade, a verdade, o jornalismo… nada o intimida. Ele tem um emprego que diz claramente que ele deve falar mal do PT, e isso ele fará, custe o que custar, nem que lhe custe o último resquício de credibilidade, nem que lhe custe o próprio emprego. Porque, além do mais, o que mais ele sabe fazer a não  ser isso?

Para o Tio Rei da Veja, a culpa da enchente é da chuva, é óbvio! e nada pode o prefeito da capital fazer a não ser culpá-la todos os anos. Aliás, lembra ele, Serra não fez o mesmo? E qual o primor de exemplo que ele nos oferece nesse seu ‘raciocíonio’? Se preparem, essa é de doer: “Não se pode acusar o governo da Austrália de não cuidar direito dos seus cidadãos. E, no entanto, uma área do país entrou em colapso”. Não acreditaram? Volte para o início das aspas quantas vezes poderem. Seria essa passagem uma espécie de licença poética dadaísta?

Mas e ele continua em sua campanha para honrar o bom nome da injustiçada e vitimada prefeitura de São Paulo contra esse mundo infestado de petistas, a família Marinho, Frias e outras oligarquias midiáticas nunca enganaram ao auto-intitulado ex-trotiskysta – são todos comunistas marxistas revolucionários travestidos de grande capitalistas inescrupulosos.

E ele continua na sua surpressa pelo destaque de São Paulo: “e isso inclui o número de mortos em decorrência das chuvas: por 100 mil habitantes, São Paulo esteve longe de liderar a lista. Mas liderou o noticiário com sobra. E sempre com um viés negativo para o governo local”. Meu deus, vejam só como é essa imprensa comunista! Eles ousam dar relevância a capital de São Paulo! Como podem praticar critério tão absurdo, é óbvio que qualquer municipiozinho de 3 mil habitantes deveria ter muito mais destaque que a capital mais rica do país. E como ousam, ainda mais, dar um “viés negativo” a uma enchente e ao fato do prefeito ter culpado as chuvas pela enchente? Meu deus, será o apocalipse fiscal que a Miriam Leitão a tanto tempo vem nos pregando?

Depois de tanta ‘objetividade’, ‘isenção’ e ‘imparcialidade’, ele ainda nos brinda com essa: “Falo sobre o que vejo e leio. As reportagens estão por aí, aos montes”. Estão aos montes, mas parece que não muito ao gosto dele e de seu tipo muito ‘excêntrico’ de liberdade de expressão censurável. Mas ele, inteligente que é, não perderia a oportunidade para, antes de terminar o artigo, indicar o verdadeiro culpado, vejam vocês com seus próprios olhos:

“Não há o que dizer a familiares de pessoas soterradas, por exemplo. A maioria não poderia estar morando onde está morando. Mas a constatação mais objetiva é tratada apenas como expressão de crueldade”.

Vejam só, para o Reinaldo Azevedo a culpa não é da chuva, muito menos da falta de política pública contra enchentes, a culpa é das vítimas que se alojam em áreas de risco apenas para ao morrerem prejudicarem a boa reputação dos governantes da direita – que obviamente, nada podem fazer pois como dizia Reagan, o governo não é solução, é problema. E se o mercado não está lá para resolver, a culpa, claro, ou é da própria natureza ou é das próprias vítimas. Meu deus, e tal constatação “mais objetiva” é tão injustamente acusada de “cruel”, porque será, oh meu deus!

Por fim concluímos no texto do Tio Reio que na verdade todos os anti-petistas são petistas, e o PT na verdade foi o culpado por tramar com São Pedro para trazer as chuvas e convencer os pobres a morarem em áreas de riscos só para morrerem e assim prejudicarem injustamente a prefeitura do DEM que nada podia fazer, pois tudo está nas mãos do mercado, amém.

Anúncios

Written by ocommunard

11 de janeiro de 2011 às 22:50

Publicado em Reflexão

11 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Excelente análise. Parabéns.

    claudio rodrigues

    12 de janeiro de 2011 at 0:50

  2. Dizem que esse tal TioRei é biba.

    Roberto

    12 de janeiro de 2011 at 1:15

  3. Esse cidadão, esta ai pra quem quiser ver e ler, não é mais idiota e idiotizado por falta de espaço. Ele é pseudo tudo: Pseudo intelectual, Pseudo jornalista e, idem, Pseuda “pessoa”. Porém e nunca, um pseudo direitista. Todos direita são, para se manterem no poder, assim: A PERSONIFICAÇÃO DA MENTIRA.

    H.Pires

    12 de janeiro de 2011 at 1:20

  4. A análise é perfeita, eis que demonstra de modo irrefutável o quanto o pseudo jornalista da Veja em comento é canalha.

    Adilson

    12 de janeiro de 2011 at 4:24

  5. Análise perfeita. Devo lhe parabenizar pela paciência e o estômago. Quase sempre que vou nesse cidadão tenho náuseas e saio rapidamente. Você aguentou bem.

    Pedro

    12 de janeiro de 2011 at 7:06

  6. O Tio Rei, também conhecido como “Rei do Esgoto” vendeu sua vergonha aos patrões, os Civita e seus sócios sul-africanos (aqueles que mantiveram Nelson Mandela na cadeia e fizeram o apparteid).
    Ele se diz valente, e de fato o é: poucos teriam coragem de serem tão ridículos, quando não criminosos. Em seu blog, há diversas infâmias contra Lula, Dilma e tudo que seja progressista no mundo. Ainda ontem a presidenta era chamada de “terrorista” em comentários que, ele se orgulha de dizer que sofrem a mais rígida censura. Ou seja, a opinião publicada é a do dono do blog (ele é apenas um serviçal da pauta única e suja do panfleto fundamentalista a que se aluga).
    Acho que a presidenta Dilma e demais atacados em sua honra e imagem por esse “valente” fanfarrão deveriam processá-lo com todo o rigo das leis em vigor. Não é autorismo: é cumprir a lei democrática para enquadrar propagadores de ódio e da viol6encia. Ou o exemplo de Tucson não serve prá nada?

    abarbosafilho.blogspot.com

    antonio barbosa filho

    12 de janeiro de 2011 at 8:37

  7. Este palhaço que Uncle King está querendo é fazer contraponto ao pessoal do blog do Prof. Hariovaldo; não vai conseguir, não tem inteligência para tal.

    E não esperem coisa melhor da Abril e Veja. Se é que pode existir coisa melhor, este melhor seria ver tanto publicação quanto editora irem a falência. Aliás, pela quantidade de votos que vi estar ele acumulando dia a dia em um site de Melhores e Maiores, ou ele deve estar pagando generosamente para sua trupe ou então existem servidores de empresas “escravizando” micros da rede para votar nesta excrescência.

    Vai trocar de chapéu, peladinho…

    Jorge

    12 de janeiro de 2011 at 10:43

  8. A Tia Carmela tem razão.

    Valter

    12 de janeiro de 2011 at 12:00

  9. O negócio é deixar essa excrescência de lado e não tomar conhecimento dele. Quanto mais mexe, mais ele fede!

    Hell Back

    12 de janeiro de 2011 at 14:05

  10. Vocês estão falando do Reinaldinho Cabeção, o Eunuco?
    Esqueçam.
    Os PSDBistas impotentes e perdedores são pra serem vistos, não ouvidos.

    Scan

    12 de janeiro de 2011 at 16:12

  11. Essa coisa q se diz jornalista ñ passa de um taliban neo liberal complexado. E a abril do civita q recebe mensalão do gov. tucano? São sujos e desonestos.

    Sergio Ruiz

    31 de janeiro de 2011 at 14:28


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: