Communard

Políticas, economias e ideologias

Carta Aberta de um blogueiro progressista

with one comment

Minha presidente, como estamos orgulhosos de termos uma mulher e uma combatente da ditadura como você na presidência. Somos muitos milhões que militamos dia a dia nas ruas e na web contra forças colossais com um trabalho de formiguinha. Abdicamos de muita coisa, sacrificamos muito também, para realizarmos esse sonho de podermos lhe chamar de nossa presidente, presidente Dilma Rousseff. Nosso orgulho e nossa satisfação de não só ver na sua vitória o simbolismo, mas de ver que esse governo fantástico continuará garantindo os avanços do Brasil.

Nós, estudantes, trabalhadores, militantes, etc sempre soubemos, como uma verdade duríssima, que muito o governo Lula teve de ceder por conta da correlação de forças no congresso e na sociedade. Mas agora, com a derrota da grande máquina de calúnias que não evitou a sua derrota na sociedade, e por conta da grande vitória das forças progressistas e governistas no congresso, podemos agora sonhar com um governo mais autêntico, sobretudo porque agora temos uma presidente que tem como sua principal qualidade a inesgotável coragem, firmeza e amor por um país mais justo.

Palloci, Meireles e Hélio da Costa são praticamente os únicos governistas ostensivamente defendidos pela mesma camarilha pseudo-jornalistica que furiosamente atacaram com infâmias o governo Lula e, sobretudo, com especial crueldade, sua candidatura. Não preciso nem dizer com quais ataques.

Venho aqui fazer um apelo, e peço humildemente que o leia com a convicção de que estou buscando representar aqui com o máximo de fidelidade possível os desejos dos milhões que a elegeu. Esse carta aberta é um pedido de NÃO à entrada no ministério de seu governo de Palloci, Meirelles e Hélio da Costa.

Palloci, Sra presidente, foi o fiador mais radical do neoliberalismo brasileiro, capaz de fazer corar até um Malan, para ilustrar seu corolário direitista basta comparar suas declarações sobre economia com a plataforma da ultra-direita americana do Tea Party. Mas do que sua cabeça, foram suas ações políticas vergonhosamente conservadoras que Guido Mântega, esse sim deve continuar, rompeu e ao fazer isso, contribuiu para as grandes conquistas do segundo mandato. Há ainda um fato político inaceitável de ter sido convidado pelo Instituto Millenium. Suas políticas foram as principais responsáveis de, por exemplo, levar o Lula a ser vaiado como traidor em uma das edições do Fórum Social Mundial. Além de ter defendido a concentração das mídias no Brasil no ultra-direitista Instituto Millenium, cujo foi o único petista convidado.

Também Helio da Costa foi um dos convidados do Instituto Millenium, e em seu Ministério das Comunicações representou sempre os interesses não dos empresários, o que já por aí excluía os outros interesses nesse setor sensível, mas os interesses dos empresários dessa mesma mídia que o convidou com clara intenção de “reconhecimento de seus esforços”. Saiba que a internet é a democratização da mídia, nesse terreno as forças progressistas crescem cada vez mais, enquanto as velhas mídias conservadoras perdem credibilidade e sustentação econômica. E nesse ponto, Helio da Costa inviabilizou toda e qualquer alternativa de interesse social. Por essa razão foi vaiado na Confecom.

Por isso esse ministério é importante e o PNBL é a nossa esperança, mais do que qualquer conselho de controle social, mais do que qualquer tribunal de justiça da mídia. Ressaltando também a desconcentração da verba publicitária federal e do papel fundamental da EBC. Presidente Dilma, companheira, faça da EBC a BBC brasileira! Com o Pré Sal agora temos recursos. Dedique recursos vultosos para termos uma tv pública forte, de qualidade técnica e jornalística incomparável, que nos dê produção jornalística de altíssima qualidade, já que a internet progressista age mais na circulação e na contra-informação (desmascarar as calúnias).

Meirelles, cara companheira Dilma, não preciso nem dizer. Alguém que pratica tais juros em um país com tais indicadores econômicos só pode ser tratado no mínimo como um sabotador. Só quero que perceba o quanto nos humilha, revolta e repudia a figura de alguém que representa uma ultra-reacionária ortodoxia em um governo tão inventivo, ousado e moderno em todas as outras áreas da política econômica. Se não for possível um progressista no BC, que seja um heterodoxo ao menos. Se não for possível um Belluzo, que seja ao menos um Coutinho, que é ligado ao setor industrial. Há também o Copom, que foi criado ainda no governo FHC, que contém figuras “do mercado” que representam essa ortodoxia repulsiva. Se possível, renove os integrantes do Copom, ou ele são vitalícios?

Dilma, eu tenho a mais absoluta convicção que aqui estou representando a voz dos muitos milhões que votaram em ti como comprova a nova composição do Congresso, ou que mesmo sem se dar conta do que representam a importância política, social e econômica de repudiar esses nomes, poderão sentir essa relevância nos efeitos benfazejos que nomes mais progressistas farão ao assumir esses postos.

Por favor, não nos dê um banho de agua fria, não nos frustre. O que pedimos é pouco. Afaste esses três, só isso. Muitos outros nomes existirão que estarão a um passo a esquerda desses e que não “chocará” nenhum conservador. Estamos conscientes que é um governo de coalização, mas por favor, reconheça o nosso voto, nós demos um passo a esquerda no congresso e na presidência, faça o mesmo na composição do ministério.

Se não for possível que seu novo ministério nos brilhe os olhos, que ao menos não seja um ministério que nos faça fechar os olhos de vergonha. Nós confiamos absolutamente em sua coragem e é a essa coragem que agora apelo.

Sra presidente, você sabe, já está nessa trincheira a muito tempo. Há no atual momento muito assédio para o controle desses três ministérios, tenho certeza que não abandonará os trabalhadores brasileiros que lutaram tanto sempre pela vitória do Partido dos Trabalhadores e por um governo dos trabalhadores.

Aqui, a composição ministerial que todo trabalhador sonharia:

Anúncios

Written by ocommunard

2 de novembro de 2010 às 21:49

Publicado em Reflexão

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Caro blogueiro progressista, endosso cada ponto de reflexão que você coloca nesta carta aberta, endereçada à nossa presidente.
    Estou convicta de que todos os movimentos que lutaram em defesa da eleição da Dilma, deverão permanecer vigilantes, contribuindo com idéias e críticas, durante todo o mandato dela.

    Maria Ângela

    2 de novembro de 2010 at 23:08


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: