Communard

Políticas, economias e ideologias

Alerta ao PT e aos blogueiros progressistas! 'Já ganhou' = abstenção!

leave a comment »

Venho aqui alertar a campanha do PT para evitar o clima de já ganhou, sobretudo, ao apresentar nos segundos finais as pesquisas colocando a Dilma a frente. No Brasil, e sobretudo no Nordeste, aonde a Dilma tem a maior vantagem, quando se considera que um candidato já está ganho, passa a achar que seu voto não fará diferença para garantir a vitória, e acaba não indo votar. Fui justamente isso que ocorreu na alta abstenção no Nordeste no primeiro turno.

A campanha tem de tirar qualquer referência ao ‘já ganhou’, inclusive rebater qualquer afirmação da grande mídia de que a vantagem nas pesquisas ou qualquer outra razão já dê vitória ou favoritismo a Dilma. Isso é fundamental, a ameaça é real.

Se Dilma que não tinha um favoritismo tão grande no primeiro turno e sofreu com a alta abstenção, ainda que a única que tenha se beneficiado realmente tenha sido a Marina, imaginem agora no segundo turno com o feriadão!

Reforcem o discuro inicial de “luta voto a voto”, de que “pesquisa não ganha eleição”, de incentivar cada eleitor a comparecer e a militar voto a voto pela vitória. Afirmem, claramente, que “nada está ganho”, que a vitória “é um esforço de cada um, que não pode esmorecer”. Nessa reta final, com a mais absoluta certa, as grandes mídias irão reforçar o favoritismo de Dilma enquanto Serra apela ao “voto a voto” em sua acampanha, essa é a armadilha!

Apelo para todos os blogueiros progressista para que combatam a suicida idéia do “já ganhou”, e estimulem o espírito de luta “voto a voto”. É fundamental que não só o favoritismo seja evitado, como deve ser atacado ferozmente, as pesquisas devem ser publicamente rechaçadas em nome do “voto de cada um”. Algo como, “nós ignoramos todas as pesquisas, mesmo as favoráveis, porque a única pesquisa que nos interessa é a do seu voto, precisamos de você, precisamos de seu voto e de sua luta para conquistar todos os votos que puder, para garantir que o Brasil siga mudando.”

E enfatizar a estratégia nos depoimentos de apoio (reforçar a credibilidade em Dilma), nos ataque as contradições de Serra (desmascarar a farsa marketeira dele) e sobretudo, reforçar o espírito de luta por cada voto (refutar o suicida favoritismo).

Anúncios

Written by ocommunard

25 de outubro de 2010 às 11:20

Publicado em Reflexão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: