Communard

Políticas, economias e ideologias

Marina Silva: rendição ou redenção?

with 2 comments

Em mais de duas décadas de democracia reconquistada, nem em nossos mais sádicos pesadelos poderíamos imaginar uma campanha tão suja, covarde e reacionária como a capitaneada por José Serra nessas eleições. A campanha tucana que já apelara a injúria(poste), ao terrorismo (acusando de ligada as FARCs), ao udenismo(desviando do debate com bravatas moralistas), ao lacerdismo (acusando Dilma de querer implantar uma República Sindicalista e conspirar no Clube Militar), com calúnias descaradas(como a quebra do Sigilo Fiscal) e agora ao fundamentalismo religioso (tratando do aborto) jogara essas eleições em uma encruzilhada entre o passado e o futuro.

É o que há de pior no Tea Party em uma sociedade onde 80% das mídias são Fox News (mídia de ultra direita que dá espaço ao Tea Party nos EUA).

Marina Silva em poucos dias dirá ao Brasil qual dos candidatos ela indicará aos seus eleitores o voto. Não é pouca coisa a sua decisão, não acredito que Marina Silva tenha qualquer mínima dimensão do que está em jogo para o país, caso contrário já estaria na rua fazendo declarações fortes contra essa mobilização da ultra direita brasileira através da candidatura de José Serra.

Isso é grave. O que Marina Silva definirá poderá mudar o rumo do país, a ameaça é muito grande. No fundo ela definirá se entrará na lista triste lista de crápulas políticos que arruinaram o país: Joaquim Silvério dos Reis (aquele que traiu Tiradentes), Filinto Müller (aquele que traiu e perseguiu Luis Carlos Prestes) e Lacerda (aquele que traiu o comunismo, perseguiu os trabalhadores e derrubou a democracia).

Ou definirá assumir a postura que teve Luis Carlos Prestes que apoiara Getúlio Vargas mesmo sabendo que ele havia autorizado o envio de sua mulher grávida para a morte no regime nazista. E porque ele fez isso? Porque estava convicto que entre as alternativas era o Getúlio naquele momento o melhor para os trabalhadores no Brasil. Você entende isso, Marina Silva? Percebe essa grandeza? Consegue compreender e captar a magnanimidade dessa atitude?

Marina Silva declarou abertamente que serviu como quinta coluna do Serra, ao afirmar que seu papel foi quebrar o plebiscito, isto é, levar para o segundo turno uma campanha pautada em baixarias, calúnias, factóides e descarado favorecimento das mídias dominantes em favor do Serra. Muitas vezes encampou nas calúnias, coisa que o Plínio de Arruda Sampaio, mesmo muito atrás nas pesquisas, em nenhum momento avalizou. Lamentavelmente, passou toda a campanha desqualificando a candidata do partido que fez parte mais de 3 décadas, e só em breves momentos atacou um candidato que sabia estar sendo protegido da mídia que buscava não enfrentar.

Marina Silva, você, combatente social, uma das companheiras de Chico Mendes, a tanto tempo militando com os trabalhadores, a tanto tempo lutando pelas grandes causas, pela justiça social, temos que lhe acusar: você foi até agora nessa campanha covarde, pérfida e desleal. Você nos traiu, os trabalhadores que sempre estiveram a seu lado, em troca de algumas carícias com a mídia dominante. Você que tanto defendemos, nos traiu.

No entanto, agora, está em suas mãos escolher a rendição ou redenção. A rendição total a classe dominante que você tem plena clareza que apenas a usará para seus propósitos, ou na melhor das hipóteses, a premiará nababescamente pela sua traição as causas populares, ou se redimir com os setores mais progressistas do país. Essa é uma decisão sua e de mais ninguém nesse país, nem mesmo do seu partido que sabe que todos os votos que recebera são méritos totalmente seus. Está em suas mãos a escolha entre a dedicação de toda uma vida pela causa dos trabalhadores ou a mera vingança rancorosa de alguém que foi preterida no governo e na candidatura de seu ex-partido.

Marina Silva, olhando para você eu ainda consigo acreditar, apesar de tudo até agora. Não consigo imaginar, me tomando como exemplo, que tudo aquilo que você viveu em seu pobreza e em sua militância possa ter apagado, apesar de que em nossa história a síndrome de Silvério dos Reis não só é comum como é devastadora.

Caso a tragédia ocorra elegendo um declarado reacionário, saiba que recairá completamente sobre sua responsabilidade, já que sua posição no primeiro e segundo turno teve peso decisivo para o resultado. Não é suficiente sua imparcialidade, não é suficiente seu apoio, não é suficiente sua declaração. Precisamos de você de corpo e alma para que a ameaça de um regime reacionário seja fortemente rechaçada do país. Está em suas mãos… escolha o seu lado, os dominantes ou os oprimidos. Nesse momento não há terceira opção, a imparcialidade é a conivência.

Quando os nazistas cresceram eles dependeram de muitas vacilações como essa, você sabe, conhece a história. Todas suas críticas ao PT e Dilma, mesmo as mais pessoais, até mesmo egocêntricas, são legítimas, mas seu silêncio ou traição jamais serão! Não seja mais um Silvério dos Reis em nossa história.

Anúncios

Written by ocommunard

15 de outubro de 2010 às 12:56

Publicado em Reflexão

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. a dilma é muito pior q o serra!

    emanuel

    16 de outubro de 2010 at 10:42

  2. Acredito também que a Marina será responsável e anunciará seu favoritismo a Dilma. Muita gente ainda pensa ser ests, uma disputa entre duas pessoas, como num ringue de boxe ( haja paciência!). Não percebem ou fingem não perceber que o que está em jogo não é quem é melhor, mas O QUE é melhor para o país e com certeza NÃO é a volta da direita, dos
    mesmos que vilipendiaram o país por 502 anos.

    Berenice

    16 de outubro de 2010 at 17:56


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: