Communard

Políticas, economias e ideologias

Esquerdistas, uní-vos!

leave a comment »

É lamentavel que estamos vendo impotentes o surgimento do talebanismo brasilieiro com a campanha medieval de Serra que busca destruir o Estado laico em nome de um espúrio aproveitamento eleitoral da calúnia religiosa. É inacreditável que mesmo em jornais francamente comprados por Serra não tenham nenhum escrúpulo iluminista, liberal, racionalista ou ocidental contra essa abominável prática reacionária. É lamentável, é mais do que lamentável, é uma ameaça para o nosso futuro político.

Infelizmente, percebo que todas as hortes do conservadorismo religioso estão em franca mobilização, usando e abusando dessa pútrida e perigosa estratégia eleitoral alimentanda pelo PSDB sem que haja qualquer reação dos setores progressista das igrejas, seja católica ou evangélica. Os setores progressista da igreja católica, que sempre estiveram a frente das grandes causas sociais, estão criminosamente omissos.

Intelectuais, sindicatos, movimentos sociais, juristas, acadêmicos, estudantes, trabalhadores, artistas, toda a sociedade organizada está petrificada sob esse olhar de medusa. O governo atual foi criminosamente omisso porque rasgou bandeiras históricas, desmobilizou a sociedade organizada para agradar o grande capital e não criou nenhum esforço palpável de democratização midiática, nos tornando alvos fáceis do cartel ideológico do PSDB.

Mas estamos aqui e agora, e temos que reagir. Em nosso horizonte a sombra da extrema-direita regiliosa, militar, midiática, como a Opus Dei, TFP, Clube Militar, Veja conspiram abertamente em uma  avalanche de calúnias terroristas que só tem paralelo na história brasileira no suicídio de Vargas e no golpe contra Jango. Enquanto, todos os setores progressistas estão sileciosos, demobilizados e omissos.

Inadimissível partidos de esquerdas como o PSOL se omitam. Partidos que sempre colocal a causa acima da máquina eleitoral agora se omitem por não enxergarem nenhum lucro político no combate ao avanço da ultra-direita.

A grande e incansável intelectual Marilena Chauí, por seu manifesto, ainda que abafado pela grande mídia conservadora, demonstrou com sua coragem e impetuosidade o exemplo, a manifestação, fora os blogs, são um outro meio de furar o bloqueio midiático pró-Serra. Cada email difamatório deve ser respondido com respostas objetivas, sucintas e diretas a cada calúnia. Temos que agir rápido antes que, mesmo não levando Serra a vitória, esse reacionarismo crie raízes na sociedade brasileira, fortalecendo uma ameaça golpista futura.

O governo de centro-esquerda queimou suas próprias bandeiras, foi omisso, foi vacilante, e simplesmente não nos ofereceu nenhum meio de comunicação pelo qual pudéssemos nos defender e balancer pelo menos em condições de igualdade contra essa maré difamatória. A democracia está ameaçada, temos de dar toda a nossa energia, cada segundo de nossas vidas, cada ato, cada momento, para evitar a destruição de todo o esforço progressista desde a redemocratização do país.

A campanha centro-esquerdista tem de se dar uma mensagem clara e inequívoca, o que será decisivo para levantar os ânimos de todos os setores progressistas contra essa avalanche reacionária e a contribuição de Ciro Gomes em parte supre isso: é ser contundente, claro e forte. Sair do “paz e amor”, mas não no palanque, mas na campanha eleitoral, na comunicação de massa.

Tem de denunciar vigorosamente o que há de mais flagrante e terrível na campanha de Serra, o reacionarismo. Fazer paralelos históricos com outros momentos no Brasil e no mundo, fazer paralelos internacionais como com o Tea Party e o crescimento da ultra-direita europeia. Mostrar como em outros países o avanço dessa ultra-direita é vista como uma ameaça a própria civilização, já que para a mídia dominante embolsada por Serra*, o avanço da ultra-direita não só não é criticada como ainda é celebrada… tudo em nome do projeto que prometerá muitos mensalões para a mídia*.

* Mesalão da Mídia
http://oneoproletario.wordpress.com/2010/09/22/o-mensalao-da-midia/

Anúncios

Written by ocommunard

10 de outubro de 2010 às 22:49

Publicado em Reflexão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: