Communard

Políticas, economias e ideologias

Reservas em dólar hoje, um delírio suicida…

leave a comment »

Brasil deve urgentemente se livrar de suas reservas em dólar, porque se existe algo que é certo ocorrer no horizonte da economia americana, é a necessária desvalorização do dólar para recuperar a competitividade americana e combater sua trágica condição fiscal. As chances de uma alternativa a esse fato, que seria a valorização da moeda chinesa, já foi tentada advogando o máximo de pressão que a ‘comunidade internacional’, ou melhor, EUA, se mobilizou. Não conseguiu nenhum efeito palpável… a China não vai sacrificar sua economia para salvar a americana.

Mas não é só isso… o dólar já vem numa tragetória permanente de queda que está forçando a valorização do real, o que também levou a China a criticar a condução monetária americana. China é o maior detentor de reservas em dólar do mundo.

A desvalorização do dólar vai significa diretamente um assalto direto as reservas em dólar em todas as economias do mundo, é como se o EUA por meio de um artifício financeiro cobrasse um imposto ao mundo, e cujo mundo não pode fazer nada, pois a moeda é nacional.

O Brasil deve ter que tomar a dianteira, mesmo que moderada, de substituição de nossas reservas, a melhor alternativa é o ouro. Não se trata de retornar ao padrão-ouro aonde a moeda passe a ter seu lastro em determinada quantidade de tal metal, a curto prazo se trata de proteger as nossas reservas de uma desvalorização do dólar que é eminente e incontornável. Se a China tomar a dianteira, frente a suas grandes reservas, ou mesmo qualquer outro país, o impacto sobre nossas reservas será desastroso, podendo ainda afetar os índices de risco-país e a estabilidade econômica nos setores da economia real.

Temos que correr contra o tempo. Até as pedras sabem que a desvalorização do dólar não ocorre, como ocorrerá de modo muito mais dramática. Basta apenas que um dos países que detém reserva em dólar faça um movimento brusco para substituí-la por outra moeda ou divisa, isso vai gerar um efeito manada que provocará um desastre econômico nas economias retardatárias.

O fato de que o dólar está em crise permanente e prestes a afundar no abismo, e somado ao fato que não há nenhuma outra moeda que possa assumir a posição do dólar, o Euro hoje está em piores condições que o dólar, a possibilidade do retorno ao padrão-ouro que foi o padrão aplicado na fase áurea do crescimento mundial, entre 1929 a 1970, se torna cada vez mais viável. O fim do padrão-ouro apenas criou um grande cassino através da especulação cambial por retirar qualquer lastro material ao dólar. O padrão-ouro pode até não ser o novo modelo monetário que vigorará quando após o último suspiro do neoliberalismo no mundo, mas com certeza a quebra do dólar é um fato inegável, eminente e inevitável.

Anúncios

Written by ocommunard

19 de setembro de 2010 às 16:08

Publicado em Reflexão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: