Communard

Políticas, economias e ideologias

Pesquisas eleitorais, uma análise crítica…

leave a comment »

O diagnóstico do comitê de campanha do Serra(PIG) sobre sua sucessiva queda é a de que faltaria agressividade em sua campanha, de que ele deve sair do discurso pós-lulista, de que deve retornar ao terrorismo reacionário anti-FARCs, anti-MST, anti-sindical, anti-chavista, anti-esquerda, etc. Mas analisemos friamente os números…

O diagnóstico do comitê de campanha do Serra(PIG) sobre sua sucessiva queda é a de que faltaria agressividade em sua campanha, de que ele deve sair do discurso pós-lulista, de que deve retornar ao terrorismo reacionário (…).

Segundo o Ibope, o governo Lula tem 78% de bom/ótimo, 18% de regular e 4% de ruim/péssimo. Isto é, a militância da mídia anti-petista corresponde a 4% – seria o eleitorado direto do Serra. Enquanto os 18% seriam um campo de disputa. Disponível diretamente ao discurso opositor estariam 22% (18+4), um segmento que seria concorrido ainda por todos os outros candidatos alternativos a candidatura governista.

Disponível diretamente ao discurso opositor estariam 22% (18+4), um segmento que seria concorrido ainda por todos os outros candidatos alternativos (…).

É importante frisar que essa aprovação do governo foi conquistada com 8 anos de permanente, feroz e facciosa oposição midiática, que arrebanhou apenas 4% da população.

Os 78% são uma potencial reserva eleitoral da candidatura de Dilma, isto é, qualquer resultado eleitoral governista abaixo desse valor é responsabilidade da fraca comunicação governista, pois são 78% de eleitores franco apoiadores do governo que ela representa. Cada voto a menos que esse patamar é fracasso da comunicação petista, não da tucana – um diagnóstico que a oposição midiática anti-petista não admite.

Os 78% são uma potencial reserva eleitoral da candidatura de Dilma. (…) Cada voto a menos que esse patamar é fracasso da comunicação petista, não da tucana- um diagnóstico que a oposição midiática anti-petista não admite.

O lulismo de Serra é sua única chance – ainda que agrida frontalmente a militância das mídias colossais que o apóia. Mas para Serra esse apoio é eleitoralmente descartável, insignificante e até perigoso. Não só tem de se afastar da oposição ao Lula, com deve até mesmo afagá-lo, engrandecê-lo, viementemente. Ele precisa desesperadoramente não ser o candidato dos 4% sob a pena de receber a maior derrota eleitoral de seu partido. E estamos falando do maior cacique tucano da atualidade, da candidatura mais eleitoralmente forte da oposição (segundo as próprias pesquisas).

Ele precisa desesperadoramente não ser o candidato dos 4% sob a pena de receber a maior derrota eleitoral de seu partido.

Serra, não podendo se apresentar como governista(como Dilma), tem de rebolar para ser convincente na imagem de um lulista maior que a Dilma. Para tal, tem antes de personificar no Lula toda aprovação ao governo petista. Aqui Lula tentará fazer o inverso, transformar a conquista do governo petista em um trabalho de equipe. Por outro lado, a idolatria lulista vai criar úlceras na mídia serrista. A antropormofismo do governo petista, serveria ao Serra também para o separar do FHC. Só depois disso, lutaria para se apropriar do lulismo, agora transformado em algo totalmente individualizado, independente de partido, governo e equipe. Em outras palavras, o culto a personalidade de Lula pelo Serra deve estrapolar ao limite do razoável da própria campanha governista, essa é a única bala que lhe resta. No entanto, essa estratégia não menos que massacra impiedosamente todo o bordado ideológico custurado nos últimos 8 anos pelas mídias conservadoras anti-esquerdistas.

(…) o culto a personalidade de Lula pelo Serra deve estrapolar ao limite do razoável da própria campanha governista, essa é a única bala que lhe resta.

Imaginem a revista Veja, fanática opositora a tudo que tenha o carimbo do Lula, reproduzindo elogiosamente um discurso de Serra rasgadamente elogioso ao Lula! Como se comportariam os leitores mais fiéis a revista? Claro, para a Veja e o Serra, o poder vem antes do escrúpulo, mas será que a Veja não teme perder seu rebanho anti-esquerdista tão assiduamente doutrinado em 8 anos de governo bem sucedido da centro-esquerda?

mas será que a Veja não teme perder seu rebanho anti-esquerdista tão assiduamente doutrinado em 8 anos de governo bem sucedido da centro-esquerda?

Esse é um termor da Veja e da aliança midiática conservadora. O termor do Serra é outro: é perder essas eleições de um modo arrasadoramente humilhante, ameaçando até sua sobrevivência política. É por essa razão que o Estadão, por exemplo, dá tanto espaço ao vice do Serra, Índio da Costa, que faz o papel de anti-petista, preservando o Serra desse papel suicida e preservando o Estadão seu próprio discurso. No entanto, o Serra está entre a cruz e a espada, entre assumir o papel midiático-reacionário se opondo ao triunfante petismo e o papel lulista-antimidiático se afastando de seus maiores apoiadores, está entre perder as mídias e perder as eleições.

O termor do Serra é outro: é perder essas eleições de um modo arrasadoramente humilhante, ameaçando até sua sobrevivência política

Entre as muitas polêmicas levantadas pelo comitê midiático pró-Serra, uma sempre se destaca: a desqualificação de pesquisas que não favoreçam o Serra. Apesar de que a mais atacada Vox Populi sempre acabar indicando o que as outras indicam mais cedo ou mais tarde, só as urnas dirão quem esteve mais próximo da verdade: a Vox Populi ou a DataFolha. E se a Vox Populi for nas urnas a voz do povo, o que será do DataFolha? Terá o mesmo destino do Serra ou mesmo destino de seus correligionários midiáticos? Para a centro esquerda nisso tudo já se sente bem recompensada em ver tudo aquilo que a mídia tucana atacou por 8 anos, inclusive o Lula, sem defendido por seu candidato presidencial sem meias palavras.

Para a centro esquerda nisso tudo já se sente bem recompensada em ver tudo aquilo que a mídia tucana atacou por 8 anos, inclusive o Lula, sem defendido por seu candidato presidencial sem meias palavras.

Anúncios

Written by ocommunard

18 de agosto de 2010 às 16:18

Publicado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: