Communard

Políticas, economias e ideologias

Jabor, j’accuse!

leave a comment »

Bóia nas marés da web um suposto comentário de Arnaldo Jabor que teria sido supostamente “censurado” pelo TSE, e que segundo uma suposta paráfrase de Dora Kramer, afirmaria que ” a decisão do TSE que determinou a retirada do comentário de Arnaldo Jabor do site da CBN, a pedido do presidente ’Lula’ até pode ter amparo na legislação eleitoral, mas fere o preceito constitucional da liberdade de imprensa e de expressão, configurando-se, portanto, um ato de censura”. Isto é, ela afirma que algo ilegal deve ser admitido pelo Tribual Superior Eleitoral em nome da “liberdade de imprensa”, talvez revelando sua forma de fazer jornalismo.

Pelo que lemos acima já nos levaria apressadamente a deduzir de que se trata de um texto injurioso, agressivo, partidário, aonde o Jabor faz descarada proganda tucana. É exatamente isso de que se trata o artigo do bicudo Jabor.

A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE
Por Arnaldo Jabor

O que foi que nos aconteceu? No Brasil, estamos diante de acontecimentos inexplicáveis, ou melhor,’explicáveis’ demais. Toda a verdade já foi descoberta, todos os crimes provados, todas as mentiras percebidas. Tudo já aconteceu e nada acontece. Os culpados estão catalogados, fichados, e nada rola. A verdade está na cara, mas a verdade não se impõe. Isto é uma situação inédita na História brasileira!!!!!!!

Claro que a mentira sempre foi a base do sistema político, infiltrada no labirinto das oligarquias, mas nunca a verdade foi tão límpida à nossa frente e, no entanto, tão inútil, impotente, desfigurada!!!!!!!!

– Que verdade será essa, caro imparcial Jabor? “A de que no Maranhão não há verdades”!?

Os fatos reais: com a eleição de Lula, uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos!!!! Os culpados são todos conhecidos, tudo está decifrado, os cheques assinados, as contas no estrangeiro, os tapes, as provas irrefutáveis, mas o governo psicopata de Lula nega e ignora tudo !!!!!

– Onde? Cadê? Que cheques assinados? Que contas no estrangeiros? São os tapes do mensalão do DEM? Cadê as provas irrefutáveis para admirarmos tamanha irrefutabilidade? São conhecidos por todos, ele afirma – pos ambos desconhecemos, pois ele sequer indica a dádiva existêncial do irrefutável.

Questionado ou flagrado, o psicopata não se responsabiliza por suas ações. Sempre se acha inocente ou vítima do mundo, do qual tem de se vingar. O outro não existe para ele e não sente nem remorso nem vergonha do que faz !!!!!

– Realmente! Como pode um governo dilapidar o patrimônio público, triplicar a dívida pública, duplicar a carga tributária, criminalizar os movimentos sociais, jogar a economia em 8 anos de recessão, fazer estelionato cambial… realmente, como pode FHC não ter remorsos? Mesmo sendo rejeitado por todos seus correligionários em todas as campanhas eleitorais depois que saiu do poder? Mas é contra o FHC que ele está acusando? Veremos…

Mente compulsivamente, acreditando na própria mentira, para conseguir poder. Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas. A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de ’povo’, consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações ’falsas’, sua condição de cúmplice e Comandante em ’vítima’!!!!!

– Jabor, mas o que, ou melhor, quem é “a verdade”?  Esta que “se encolhe, humilhada, num canto”? Onde alguém “transforma a Razão em vilã”!? Quem é a Razão? Não precisamos conhecer as outras descaradas elegias de Jabor para saber que essa é mais uma declaração apaixonada de amor ao FHC.

E a população ignorante engole tudo. Como é possível isso?

– Ora, se a população é ignorante é claro que é possível. Mas se a população não for? E se essa população aumentasse em 150% o índice de leitura, tenha a maior parcela de escolarizados de nível superior de nossa história, tenha aumentado o consumo em filosofia, tenha se destacado nas olimpíadas de ciências? Aí sim, como é possível?

Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na Fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados – nos comunica o STF.

– Concordo completamente, FHC criou o repugnante “foro privilegiado” para políticos que destrói a justiça na lentidão da impunidade. Porque não o critica? Inclusive, o José Dirceu clama por ser julgado, mas está empedido pois está condenado a longa fila do foro privilegiado, mesmo ele não tendo mais mandato algum! Prossigamos…

Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização Jornalistas e formadores de opinião sentem-se inúteis, pois a indignação ficou supérflua. O que dizemos não se escreve, o que escrevemos não se finca, tudo quebra diante do poder da mentira desse governo.

– O certo seria dizer, a indignação do Jabor ficou supérflua. Jabor declarou publicamente aqui que a opinião pública está totalmente emancipada dos formadores de opinião. Uma boa notícia entre tanta lamúrias, enfim!

Sei que este é um artigo óbvio, repetitivo, inútil, mas tem de ser escrito…

– De fato, óbvio no partidarismo, repetitivo no delírio e inútil na intenção eleitoral. Mas por que deve ser escrito? Dever contratual ou fidelidade partidária?

Está havendo uma desmoralização pensamento. Deprimo-me: Denunciar para quê, se indignar com quê? Fazer o quê?’

– Fazer o quê!? Procurar um psicanalista, talvez…

A existência dessa estirpe de mentirosos está dissolvendo a nossa língua. Este neocinismo está a desmoralizar as palavras, os raciocínios. A língua portuguesa, os textos nos jornais, nos blogs, na TV, rádio,tudo fica ridículo diante da ditadura do lulo-petismo.

– Um neocínico vaidoso com certeza não se qualifica melhor do que o seu amado FHC, este sim foi o arqui-cínimo de todas as horas. Jabor diz que há uma neolingua (querendo fazer paralelos ridículos com a obra 1984 de Orwell), ora, se 90% das mídias de massa estão na oposição, logo a essa neolinguística está muito além do controle do governo. Já os blogs, sim, alguns são grandes progressistas, mas não tem a circulação das mídias anti-petistas a ponto de fabricar uma neolingua – apesar de serem mais bem sucedidos por expressarem a opinião de 95% da população

A cada cassado perdoado, a cada negação do óbvio, a cada testemunha, muda, aumenta a sensação de que as idéias não correspondem mais aos fatos!!!!!

– As idéias (rei-filósofo, príncipe dos sociólogos, império da razão, um ‘intelectual’* no poder) não correspondem aos fatos (governo fracassado, alta rejeição popular, etc). Um ‘intelectual’ que quando assumiu o poder pediu o esquecimento de toda sua produção intelectual!? Essa sãos as idéias que não correspondem aos fatos? Ou é a idéia de que o governo Lula é um total fracasso não corresponder aos fatos de suas grandes conquistas, popularidade nacional e prestígio internacional?

Pior: que os fatos não são nada – só valem as versões, as manipulações.

– Concordo plenamente, é exatamente essa a linha editorial oposicionista de 90% da grandes mídias de massa, entre elas a Globo, Estadão, Folhe de S. Paulo, Veja, etc. Essa inclusive é a linha editorial de Jabor. Mas as mídias sociais já venceram as mídias de massa, agora é só uma questão de expansão da banda larga.

No último ano, tivemos um único momento de verdade, louca, operística, grotesca, mas maravilhosa, quando o Roberto Jefferson abriu a cortina do país e deixou-nos ver os intestinos de nossa política.

– Pasmem! O “único momento de verdade”, segundo Arnaldo Jabor, foi quando Roberto Jefferson – um político acabado de ter sido flagrado em ato de corrupção – acusara o governo Lula de praticar o mensalão, e em razão de não ter apresentado provas dessa acusação teve o mandato cassado! Uma acusação sem provas! É a isso que o sr Arnaldo Jabor chama de “único momento de verdade”. Ou é coincidência que esse “único momento” tenha sido o de maior crise do governo Lula?

Depois surgiram dois grandes documentos históricos: o relatório da CPI dos Correios e o parecer do procurador-geral da república. São verdades cristalinas, com sol a pino. E, no entanto, chegam a ter um sabor quase de ’gafe’.

– São cristalinas realmente, e como são! Mas o sr Jabor não consegue enxergar por mais cristalino que seja.

Lulo-Petistas clamam: ’Como é que a Procuradoria Geral, nomeada pelo Lula, tem o desplante de ser tão clara! Como que o Osmar Serraglio pode ser tão explícito, e como o Delcídio Amaral não mentiu em nome do PT ? Como ousaram ser honestos?’ Sempre que a verdade eclode, reagem.

– Reagem, de fato. Por isso atacam todas as conquistas do governo petista. Por isso fazem descarado partidarismo para tentar desgastar a imagem do presidente mais popular da história. Inclusive, reproduzindo insistentemente uma acusação sem provas.

Quando um juiz condena rápido, é chamado de exibicionista’. Quando apareceu aquela grana toda no Maranhão (lembram, filhinhos?), a família Sarney reagiu ofendida com a falta de ’finesse’ do governo de FH, que não teve a delicadeza de avisar que a polícia estava chegando…

– Lembras do motivo, oh bicudo? Foi um ato político para retirar Roseane Sarney das eleições de 2002 onde que até aquele momento era ela a mais anti-petista do quadro eleitoral.

Mas agora é diferente.

As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Assim como o stalinismo apagava fotos, reescrevia textos para contestar seus crimes, o governo do Lula está criando uma língua nova, uma neo-língua empobrecedora da ciência política, uma língua esquemática, dualista, maniqueísta, nos preparando para o futuro político simplista que está se consolidando no horizonte.

– Nas próprias palavas do “El Cardoso”(no Canal Livre da Band), o governo Lula não faz luta de classes, mas conciliação de classes, e a despeito das desvantagens, permitiu a ele um arco de alianças que vai da esquerda a centro-direita, reservando aos opositores o discurso mais troglodita, direitista, reacionário e fanático. O Serra que o diga!

Toda a complexidade rica do país será transformada em uma massa de palavras de ordem , de preconceitos ideológicos movidos a dualismos e oposições, como tendem a fazer o Populismo e o simplismo.

– O suposto dualismo do populismo em sua sociologia de classes é arrebatadoramente mais complexo que o monismo da “teologia de mercado” em sua antropologia do consumidor. Bem mais complexo do que reduzir toda cultura, ciência, filosofia, arte, razão, psiquê, felicidade, sociedade, produção, política em uma mercadoria.

Lula será eleito por uma oposição mecânica entre ricos e pobres, dividindo o país em ’a favor’ do povo e ’contra’, recauchutando significados que não dão mais conta da circularidade do mundo atual. Teremos o ’sim’ e o ’não’, teremos a depressão da razão de um lado e a psicopatia política de outro, teremos a volta da oposição Mundo x Brasil, nacional x internacional e um voluntarismo que legitima o governo de um Lula 2 e um Garotinho depois.

– Lula!? Não seria Dilma? Discordo, teremos isso sim um país mais desenvolvido, mais soberano, mais justo, mais respeitado, mais influente, mais democrático – pois foi exatamente isso que o Brasil comprovadamente conquistou nos dois mandatos de Lula, e com certerza continuará conquistado nos dois mandatos de Dilma.

Alguns otimistas dizem: ’Não… este maremoto de mentiras nos dará uma fome de Verdades’! A solução é não votar no PT, nem na Dilma, nem em qualquer político que já esteja no cargo, renovação já!!

– Pronto, material de campanha. Pode embalar e mandar para os comitês do Serra em todo o país. É por esse tipo de barbárie pseudo-jornalística e por outras demonstrações de arrogância que nos faz ter a certeza quase absoluta de que a Dilma ganhará de modo acachapante já no primeiro turno na mais retumbante derrota da direita e a neodireita tucana desse país.

P.s.: a renovação política que ele defende vale para os estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul aonde o PSDB governa?

Anúncios

Written by ocommunard

18 de agosto de 2010 às 15:13

Publicado em Cultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: