Communard

Políticas, economias e ideologias

La Bourgeoisie Pue… um caso de meta-jornalismo

leave a comment »

Abaixo reproduz um pouco de meta-jornalismo que pratiquei no site de jornalismo colaborativo BrasilWiki!

Eu escrevi aqui no BrasilWiki! em “Eleições 2010: articulações de um possível golpe”[1] que haveria uma movimentação golpista tentando uma impugnação contra a candidatura de Dilma nessas eleições. Não é que para a minha surpresa, a WikiReporter mirna_cavalcanti_de_albuquerque publica um artigo denominado, eufemisticamente intitulado de: “Procuradora estuda ação que pode tirar Dilma do pleito”[2]. Retirar uma candidata que está, na pior das hipóteses em 2o lugar nas pesquisas em plena campanha eleitoral, é o que? Respeito pela “soberania popular” ou o velho golpismo. Tudo bem, se preferir chamar o golpe de “ação que pode tirar Dilma do pleito”, o efeito será o mesmo.

O que me surpreendeu é que certos comentários irados em nome do bom senso e da razão que recaíram sobre o meu texto afirmando que minha afirmação(sobre o golpe), na melhor das hipóteses, não tinha nenhuma grama de realidade. Eis os comentários elogiosos…

16/07/2010 – Manoel Moreira dos Santos Filho – Cajamar – SP
Que loucura! Não conhecia o site colaborativo do Johan. Sai de mim… Não bato palma para doido dançar.

16/07/2010 – Francisco Cruz Silva – Rio de Janeiro – RJ
Golpe? Vai ver que você bateu a cabeça na parede. Aí é golpe conta o cérebro. Johan, o farsante…

16/07/2010 – Nois é nois – “nois”
Johan, vamos alimentar sua alienação dando votos de “boas vindas” fazendo de conta que acreditamos. Gilmar vem da linhagem petista, igualamente Toffoli, caso haja golpe, eu convido Mike Tysson para nos defender. Virou piada, vamos respeitar Chico Anisyo, Ari Toledo, Renato Aragão,seus conterrâneos.

Spock, aparentemente mais informado ou tendo se dado o trabalho de pesquisar antes de me criticar, afirmou sem surpressas o seu penho democrático:

16/07/2010 – SPOCK – São paulo
Se houvesse um golpe, eu seria o primeiro a invadir o Planalto e dar um grande e forte pé na bunda daquele gaiato popular. As fFrças Armadas só estão aguentando a quadrilha PT no poder. Se o pavio acender…não vai sobrar petelho.

Esses comentaristas até então não realizaram nenhum protesto, nenhumzinho, contra esse mesmo artigo da senhoríssima muito respeitável Mirna. Talvez porque o artigo da madame Mirna Cavalcanti de Alburquerque esteja defendendo o golpe, ou como ela chama, “ação para tirar Dilma do pleito”. Bem, mas nas palavras da senhoríssima madame Mirna, afirma:

“Aplaudo em pé a senhora Procuradora SANDRA CUREAU, esta sim, exemplo digno de grande MULHER e cidadã brasileira (atenção: faz rima, mas não escrevi ’guerrilheira”.”. Não esqueceu de defender o “golpe”, mas esqueceu de fechar o parênteses.

Mas peço licensa para a madame para discordar de sua afirmação no texto:

“Temos todos, que defender nosso país, nossos símbolos, nossa terra, com patriotismo – que Lula demonstra não possuir”.

Se ela leu nos últimos anos os jornalões que ela frequentemente cita e concorda, então deve ter lido os vários artigos atacando o nacionalismo e o patriotismo de Lula como sendo uma coisa negativa, inclusive, sugerindo que por ser ele patriótico/nacionalista, teria similaridades com o regime militar por ter sido também patriótico e nacionalista. Se tem alguém que corajosamente defendeu, e não contra os pequenos, a soberania brasileira, com certeza, faça-se justiça mesmo os seus inimigos, foi o governo Lula.

Por último, queria aproveitar esse meta-jornalismo que estou praticando aqui, isto é, o jornalismo que discute jornalismo, e eternizar nesse artigo um “diálogo” com um dos mantenedores e criadores do BW! sobre o tema que foi realizado nos comentários de meu artigo “Análise política das eleições de 2010″[3]. Talvez ele apague, como ele deixa bem claro no diálogo, ele tem esse poder. Esse diálogo fala por si. Queria agradecer, portanto, ao José Aparecido Miguel, por ter mostrado espírito democrático aceitando críticas, discutindo jornalismo eetica e não usando absusivamente seu poder “até mesmo de deletar”. Se me permitir, publicarei esse diário na minha tese de doutorado sobre a liberdade de expressão nos meios de comunicação privados. Para quem quiser, tem também o meu blog O Communard[4] com alguns dos artigos que publiquei aqui (geralmente com algumas diferenças, pois lá meus artigos são mais teóricos do que jornalísticos).

17/07/2010 – José Aparecido Miguel – São Paulo – SP
É a sua opinião. Não concordo, mas respeito. Não vou debater com você sobre jornalismo e ética no jornalismo, até porque tenho as ferramentas para bloqueá-lo. Mais: posso até mesmo deletar o BW!. Por favor, não precisa responder.

17/07/2010 – Johan – Fortaleza
(continuação 4) Seria pedir demais, já que estamos em período de eleição, que as manchetes fossem divididas 50% para tendências conservadores e 50% para tendências progressistas… eu preciso dizer quem nessas eleições representam tais tendencias?

17/07/2010 – Johan – Fortaleza
(continuação 3) seria estranho que não só os que leitores como os que “escritores” no BW! não tivesse tal direito. Tenho a absoluta certeza de q se for respeitado a pluralidade ideológica, não ouvirá minhas criticas, mas ouvirá muitas dos q querem q o site seja uma vomitório udenista tendencioso…

17/07/2010 – Johan – Fortaleza
(continuação 2) como deve saber, ja que é um profissional respeitável/respeitado por diversas correntes políticas, os jornais modernos tem a figura do ombudsman aonde os leitores podem criticar livremente o jornal…

17/07/2010 – Johan – Fortaleza
(continuação) se eu tivesse tempo para isso, ou fosse um militante pago como muitos aqui me ofendem, teria feito um print screen dos últimos 30 dias da manchetes do site, para que a vossa senhoria pudesse provar seu alegado pluralismo e penhor democrático…

17/07/2010 – Johan – Fortaleza
José Aparecido Miguel, não ofendo. Estou no meu direito de divergir do perfil ideológico do site e advogo permanentemente que haja sempre uma preocupação em manter uma pluralidade ideológica nos artigos. O que obvia e descaradamente não ocorre…

17/07/2010 – José Aparecido Miguel – São Paulo
Prezado Johan: tenho lido em vários posts seus as ofensas que faz ao BW! Sou um dos criadores e mantenedores deste site. Tenho, como meu sócio, uma história profissional respeitável por diferentes correntes políticas. Por favor, peço respeito. Não cuspa no prato onde está difundindo suas idéias.

Saudações democráticas a todos

Referências:
[1] http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=28653
[2] http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=28710
[3] http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=28714
[4] http://oneoproletario.wordpress.com

Written by ocommunard

17 de julho de 2010 às 23:54

Publicado em Reflexão

Deixe um comentário

