Communard

Políticas, economias e ideologias

Emenda Ibsen: O impasse entre Lula e Sérgio Cabral

leave a comment »

O novo marco regulatório do pre-sal saiu e como ele surge a “imenda ibsen”, que contra qualquer cálculo maniqueísta, foi votada em peso pela oposição e base, ainda que por motivação diferente. A oposição a votou apenas para desgastar o governo, gerando um conflito entre o governo federal e o governo do Rio de Janeiro, já a base votara contra os privilégios dos Estados produtores que sob pretextos de impacto ambiental se dão ao direito de captar toda a riqueza proveniente do petróleo.

Lula poderá vetar, mas será um erro gravíssimo político. Primeiro, porque toda a base votou a favor da imenda Ibsen, que reparte não apenas com os Estados produtores, mas todos os Estados a riqueza do pre-sal. Segundo, ser contra a imenda Ibsen é ser contra todo o esforço do próprio governo de atacar a concentração regional da riqueza, seria reforçar um privilégio sudestino imperdoável para o restante do país. Terceiro, essa ação política só seria capitalizada pela base no Rio de Janeiro, enquanto no restante do país esse veto seria usado contra a candidatura governista.

Mas o argumento mais importante, do ponto de vista político, é que o veto é uma derrota irreversível. Se vetar, o congresso derruba o veto, pois até a base foi a favor. Seria mais inteligente avisar ao Sérgio Cabral a inevitável derrota do veto, e fazer ele assumir também um compromisso concreto com a desconcentração de renda regional no país, tomando uma atitude que será vista sem dúvida como um ato magnânimo, em oposição a mesquinhez condenada ao fracasso que agora defende como privilégio. E ainda, o governo Lula pode compensar em investimentos do PAC, a perda de receita.

E assim, pode se evitar esse desastroso desgaste político da centro-esquerda, que se por um lado não ameaça a vitória provável em 2010, pelo menos dá sobrevida e espaço para a oposição, que sem esse desgate está condenada a extinção.

Anúncios

Written by ocommunard

12 de março de 2010 às 11:39

Publicado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: