Communard

Políticas, economias e ideologias

O destino manifesto da América Latina

leave a comment »

Com a IV Frota ativada, o golpe em Honduras, as 7 bases militares em Colômbia, a confrontação sistemática a Chaves, o financiamento permanente da desestabilização política na América Latina, a sombra imperialista mostra de maneira visível a sua sombra. Com a ocupação militar americana no Haiti, uma ocupação monstruosamente imoral, porque se aproveita de uma catástrofe, desbancando numericamente toda força militar multinacional da ONU, mostra bem a face e as garras desse imperialismo, que não se intimida com a própria decadência.

O que é mais tenebroso não é essa sombra, é o fato de que mesmo sabendo, não temos a menor capacidade de reação, mesmo estando no poder. A tentativa da centro-esquerda de fugir do radicalismo para tentar evitar uma guerra civil ou pelo menos atrair uma parte da burguesia progressista, coloca a direita de cada país sulamericano na ofensiva, e o imperialismo agindo ousadamente sem podermos nos livrar dessa camisa-de-força da centro-esquerda. Já a nossa esquerda só pensa em se vingar da centro-esquerda, do que conquistar livrá-la do centrismo.

Assim, esse maldito destino já manifesto pelas ações americanas, se mostra como um aviso de Cassandra em que acreditamos, mas não reagimos. Nos ameaçam abertamente a luz do dia, e tudo que a centro-esquerda pode oferecer é fingir que a ameaça não existe, é tentar apaziguar para evitar o enfrentamento, e de preferência reprimir o radicalismo da esquerda, acreditando que ela exalta o conflito interno e externo, do que enfrentar a ameaça da direita, ameaça real e descarada. O que a centro-esquerda oferece é repetir a mesma capitulação inercial dos social-democratas aos nazistas.

O que podemos fazer? Tudo… mas se nossos partidos já estão no poder, o que podemos é apenas esperar o fim… talvez imaginar que quando a “ajuda humanitária” americana chegar no nosso quintal, nós despertaremos… tudo que nos restou é a dialética e o protesto impotente.

Anúncios

Written by ocommunard

5 de fevereiro de 2010 às 19:10

Publicado em Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: