Communard

Políticas, economias e ideologias

Sobre O Communard!

leave a comment »

Esse blog tem um fim muito específico, representa o resultado de minhas pesquisas acadêmicas e autodidatas na área de economia política e política econômica desenvolvidos em base do método do socialismo científico ou da episteme do materialismo-dialético-histórico. Seu formato é de ensaios, por isso não tem pretensão acadêmica ainda que busque o maior rigor possível. Como o viés é o socialismo científico, economia política e política econômica são sempre apenas momentos de uma perspectiva social, não será aqui desenvolvido como entidades abstratas que reinam como leis da natureza – como preza algumas teorias. No entanto, mesmo buscando compreender a inserção social do tema, aqui tentarei ser conciso e por isso buscarei me deter nas questões mais diretamente pertinentes aos fenômenos econômicos – justamente por reconhecer que suas causas e efeitos estão imersos em toda realidade social-histórica.

A razão pelo qual decidi pelo título “O Communard” se deve a muitas razões. Primeiramente ele é uma junção de um artigo definido em português e uma famosa palavra francesa, communard – sem dúvida quis denotar um internacionalismo. Communard eram como se chamavam os militantes/partidários da Comuna de Paris. A referência a esse acontencimento tem desdobramentos teóricos, é a partir da análise desse acontecimento e seus reflexos sobretudo em Marx, que desenvolvo aqui algumas polêmicas contra algumas teorias dita socialistas ou pelo menos, desenvolver uma crítica sobre alguns equívocos sobre o socialismo científico ou os “marxismos”.

Estarei grato e estão bemvindos todos aqueles que entrarem no debate aberto, amplo e restrito aos temas discutidos, sendo negadas aqueles que pretenderem avacalhar o debate utilizando injúrias, desqualificações ou ranços ao estilo da revista Veja. Aqui será um blog de um proletário, que se reconhece como tal e se direciona para meus companheiros, proletários – reconhecendo que a história com suas luta de classes não depende de questões teóricas, mas que a teoria se desenvolver conjunturalmente com a prática. Aqui pretendo oferecer modestamente minhas contribuições nesses debates.

Saudações communards…

Anúncios

Written by ocommunard

25 de agosto de 2008 às 11:55

Publicado em Reflexão

Tagged with ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: